Observatório da Cidadania (UFMS) presente no 4º Congresso dos Municípios de MS
O evento reuniu gestores e representantes de instituições para debater o desenvolvimento dos municípios
O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul participou do 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado nos dias 9 e 10 de junho, no Bosque Expo, em Campo Grande. Com um estande próprio, a equipe apresentou o trabalho desenvolvido com os 10 painéis temáticos e interativos voltados
ao fortalecimento da cidadania e ao apoio à gestão pública.
Durante os dois dias de evento, o espaço recebeu a visita de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, pesquisadores e representantes de instituições parceiras. Os participantes puderam conhecer iniciativas como a atualização do painel “Cidadania em Números”, que reúne indicadores sociais, econômicos, populacionais dos 79 municípios sul-mato-grossenses e auxilia gestores na elaboração e monitoramento de políticas públicas.
O Observatório da Cidadania é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e a Fundect, atua na produção e divulgação de informações estratégicas sobre cidadania, direitos humanos e desenvolvimento social em Mato Grosso do Sul.
Entre as autoridades que visitaram o estande do Observatório estiveram o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, prefeitos, parlamentares estaduais e federais, além de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento dos municípios.
O vereador de Dourados e representante da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), Daniel Teixeira da Costa Júnior, comentou sobre o trabalho que conheceu do Observatório. “Quando você tem um observatório falando dos dados oficiais, com base em pesquisa e verificação das informações, isso traz muito mais credibilidade. Nos ajuda a falar com mais clareza e a propor melhorias para os municípios com base em algo que é verídico”.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Rio Verde de Mato Grosso, Ana Miriam Cardamartos Brito, relatou que os dados disponibilizados já auxiliaram diretamente o trabalho da equipe técnica do município. “Os dados que encontramos nos painéis foram fundamentais para concluir um diagnóstico de que precisávamos no nosso municípios. É um trabalho fantástico, porque reúne informações de todos os municípios e oferece dados concretos que realmente podem ser utilizados”.
O 4º Congresso dos Municípios, promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, teve como tema nesta edição: “A eficiência do Municipalismo na construção do Brasil” e reuniu cerca de 3 mil participantes de todas as regiões do Estado. A programação contou com debates sobre reforma tributária, saúde, educação, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento econômico e os desafios da gestão pública municipal.
A participação no congresso reforçou o compromisso do Observatório da Cidadania de auxiliar na disseminação de conhecimento e para onstrução e acompanhamento de políticas públicas mais eficientes, inclusivas e conectadas às necessidades da população sul-mato-grossense.
