Jovens do Pantanal aprofundam conhecimento sobre seus municípios com o Observatório da Cidadania de MS
Equipe do Observatório apresentou dados sobre a juventude de Miranda, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá
O Circuito Avança Juventude continua a expedição pelo estado e no dia 5 de setembro, jovens da região pantaneira se reuniram no Centro de Referência de Serviço Social de Miranda – MS para falar sobre os desafios vivenciados por eles e propor sugestões para o novo Plano Estadual de Juventude. Durante o evento, os jovens conheceram, através do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, dados sobre a realidade da região.
“Estamos muito felizes de participar dessa etapa do Circuito, em especial, por encontrar jovens engajados e com o senso de cidadania fortalecido. Esperamos que a apresentação dos dados sobre a juventude no Pantanal possibilite maior compreensão da realidade e estimule a discussão de novas ações em prol da juventude dessa região.”, comenta o coordenador do Observatório da Cidadania, professor Samuel Oliveira.
Durante o evento os jovens se reuniram em grupos para discutir desafios e soluções com vistas ao Plano Estadual de Juventude. Separadas em quatro eixos, foi discutido: educação, profissionalização, trabalho e renda; cultura, esporte e lazer; participação social, diversidade e igualdade; e sustentabilidade, meio ambiente, território e mobilidade. Cada grupo definiu três propostas prioritárias, que foram levadas à plenária final e passaram a integrar um documento unificado.
O encontro foi uma oportunidade para aproximar as lideranças locais e gestores públicos da realidade dos jovens.
“É extremamente relevante que o Observatório esteja com a gente e que seja divulgado o seu trabalho para que os jovens tenham acesso a esses dados e fomentem nossas ações a partir de dados reais, estatísticas bem elaboradas para que possamos desenvolver nossos planos e projetos”, comenta a vice-prefeita de Miranda, Elange Ribeiro.
O Circuito Avança Juventude é promovido pela Secretaria de Estado de Cidadania (SEC/MS), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude. Os próximos dois encontros já têm datas marcadas: os jovens da Região do Bolsão se encontrarão em Três Lagoas no dia 16 de setembro e a juventude da Região de Campo Grande se reunirá na capital no dia 28 de novembro. A agenda para as regiões Sul-Fronteira, Sudoeste, Grande Dourados e Cone Sul ainda não foi divulgada.
Equipe OCMS