Observatório da Cidadania participa do Ação Cidadania, no parque Jacques da Luz, em Campo Grande – MS
No dia 19 de julho, a equipe do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, participou, no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande, do evento Ação Cidadania #TodosPorElas, que reuniu mais de 3 mil pessoas em uma ação gratuita de inclusão e acesso a serviços públicos. Mais de 300 atendimentos foram oferecidos por 90 entidades públicas e privadas para promover cidadania, saúde, cultura e lazer.
Pelo menos 350 pessoas passaram pelo estande do OCMS e puderam conhecer o trabalho realizado pelos pesquisadores, voltado à disponibilização de dados e a sensibilização da população sobre a importância de compreender os indicadores do estado de Mato Grosso do Sul para o fortalecimento da cidadania. Todas essas informações estão disponíveis em painéis com acesso gratuito à população. Segundo Rafael Nadai, pesquisador do OCMS, a presença do Observatório no evento foi fundamental para propagar e fornecer dados e evidências que auxiliem na formulação de políticas públicas mais efetivas. A reitora da UFMS, Camila Ítavo, reforçou a importância de colocar o conhecimento acadêmico à disposição da sociedade, contribuindo para uma vida melhor para todos.
Todos por elas
A edição de 2025 do Ação Cidadania teve como foco principal a proteção às mulheres e o combate à violência de gênero. A desembargadora Jaciguara Dantas destacou a necessidade de empoderar as mulheres por meio de informações e ações concretas. Durante o evento, diversas vozes reforçaram a importância da cidadania como ferramenta de inclusão e valorização das mulheres. A secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, ressaltou que cidadania é também informação e conscientização, elementos essenciais para uma transformação social mais justa e igualitária.
A violência contra as mulheres é tema de pesquisa e exposição de dados do OCMS com o Painel Evidencias da violência contra as mulheres que traz os índices, entre 2015 a 2025, sobre os casos de violência doméstica, estupro, homicídio doloso, feminicídio, tentativas de feminicídios, medidas protetivas e a rede de atendimento à mulher em Mato Grosso do Sul e os todos os municípios do estado.
Acesse o painel em: https://observatoriodacidadania.ufms.br/evidencia-da-violencia-contra-as-mulheres/
Equipe OCMS