Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul participa da Caravana das Juventudes, em Campo Grande – MS
O evento foi na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no dia 16 de maio
O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) marcou presença durante a Caravana das Juventudes realizada no dia 16 de maio, sexta-feira, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude.
Ao longo de todo o dia, os pesquisadores do OCMS entregaram panfletos, receberam os jovens em um stand montado no saguão do Teatro Glauce Rocha e apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório e informações sobre o acesso e permanência no ensino público de Mato Grosso do Sul.
“Os jovens puderam conhecer a base de dados disponíveis nos painéis do OCMS nos quatro temas de trabalho: cidadania em números, pessoas com deficiência, pessoas idosas e a evidência da violência contra a mulher. Além disso, demos orientações para o acesso e a permanência deles no ensino público. Informação direta e acessível é exercício de cidadania porque quanto mais informada estiver a pessoa, melhor para a formação de seu caráter, da sua consciência cidadã, tornando-se um cidadão mais ativo na sociedade”, resumiu o pesquisador do OCMS, Leonardo Chaves.
A Caravana das Juventudes percorre os estados brasileiros, celebra os 20 anos de políticas públicas para os jovens e mobiliza para a aprovação do Plano Nacional de Juventude, além de oferecer orientações, atendimentos gratuitos com vacinação, balcão de empregos, doação de sangue e de medula óssea. Realizado na na Cidade Universitária, a programação incluiu ainda um encontro formativo sobre projetos e programas para juventude, audiência pública, formação de gestores, visita guiada pela UFMS e um ato público, no Teatro Glauce Rocha.
“ A Caravana das Juventudes foi mais um importante momento para o OCMS estar presente em um espaço de diálogo com gestores e a sociedade civil cumprindo com sua missão”, finaliza Samuel Oliveira, coordenador do OCMS.