Oficina “Não caia em Fake News” reuniu jovens de Campo Grande, Dourados e Figueirão
A oficina “Não caia em Fake News” oferecida pelo Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) foi realizada no sábado 27/04 durante o Festival da Juventude na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A oficina ministrada pela Professora do Curso de Jornalismo da UFMS, Taís Fenelon abordou os impactos negativos que as Fake News têm na sociedade. Segundo Fenelon é importante que as pessoas estejam alertas nas redes sociais e busquem sempre a fonte da informação. “Não compartilhar e acreditar em todo conteúdo que circula nas redes sociais, principalmente aqueles espetaculosos, sensacionalistas e que geram pânico e medo”.
Os jovens de Campo Grande, Dourados e Figueirão participaram de uma dinâmica onde puderam realizar pesquisas sobre assuntos que são alvo de muita desinformação nos últimos anos no Brasil, como a vacina da Covid-19 e as urnas eletrônicas.
O estudante do último ano de jornalismo, Charles Aparecido veio de Dourados participar da Oficina, ele acredita que os jovens que passam muito tempo on-line devem aprender a buscar informação de forma confiável. “Acredito que nos tempos atuais e com os avanços da tecnologia, é fundamental discutir e orientar as crianças, jovens e adultos sobre os impactos negativos que as Fake News produzem para a sociedade. É impressionante ver a quantidade de desinformação que circula e quem lucra com isso. Então temos que buscar informações e promover a educação midiática para que todos saibam se informar e ser um cidadão mais questionador”.
Equipe OCMS