Observatório da Cidadania lançou dois novos painéis durante a abertura da Semana Estadual de Acessibilidade em Mato Grosso do Sul
Os novos painéis reúnem informações sobre o estado e seus 79 municípios sobre pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e pessoas com deficiência
Com foco na promoção da cidadania e da inclusão, o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul lançou dois novos painéis durante a abertura da Semana Estadual da Acessibilidade – Setembro Verde: Incluir é Semear a Cidadania, realizada no dia 15 de setembro, no auditório da Secretaria de Estado de Cidadania.
As novas ferramentas reúnem, de forma simples, dinâmica e gratuita, informações sobre a população autista e sobre pessoas com deficiência que residem no estado.
O Painel Pessoas com autismo foi elaborado a partir dos dados coletados pelo Censo 2022, primeira edição a divulgar informações específicas sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Observatório sistematizou e apresentou os números de forma inédita para Mato Grosso do Sul.
“O ponto alto desse evento são os painéis. Eles nos dão um direcionamento sobre quais políticas públicas as pessoas autistas precisam, quais são emergenciais e como organizá-las de forma a atender a população nos 79 municípios, com suas particularidades, indicadores e necessidades. O mesmo vale para as demais deficiências, que clamam por acessibilidade institucional, de comunicação e inclusão”, afirmou a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Malu Fernandes.
Também inédito no contexto sul-mato-grossense, o Painel Pessoas com Deficiência reúne informações sobre a população, educação, recorte étnico-racial, população autista indígena, condição de moradia e políticas públicas. O painel foi identificado pelo Símbolo Internacional da Acessibilidade, reforçando seu compromisso com a inclusão.
“Estamos felizes por concretizar esses dois trabalhos, sabendo que não se encerram aqui. Todos os painéis continuam sendo revisados, ampliados e aprimorados pela equipe, para atender e informar, da melhor forma possível, gestores públicos e população”, destacou o coordenador do Observatório da Cidadania, professor Samuel Oliveira.
A Semana Estadual da Acessibilidade é promovida pela Secretaria de Estado de Cidadania e pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, em consonância com a Lei Estadual nº 5.611/2020, que instituiu o Setembro Verde como período oficial de conscientização sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Mato Grosso do Sul.
Equipe OCMS