Observatório da Cidadania celebra participação entre os finalistas da Brazil Conference 2026

Postado por: Equipe OCMS

     O coordenador do Observatório foi um dos selecionados entre mais de 2500 pessoas inscritas no edital

     O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul celebrou a participação entre os finalistas da Brazil Conference 2026, na categoria Servindo o Brasil, mesmo não tendo sido selecionado no resultado final divulgado pela organização do evento. A classificação entre os finalistas ocorreu com base na atuação do coordenador do Observatório, professor Samuel Leite de Oliveira, que representou as ações do programa voltadas à promoção da cidadania por meio do uso de dados e indicadores do estado e dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

     Ao todo, mais de 2.500 candidaturas foram inscritas na categoria Servindo o Brasil, que reconhece iniciativas desenvolvidas por servidores públicos capazes de transformar desafios reais em soluções com impacto direto na vida das pessoas. Estar entre os finalistas desse processo seletivo nacional é motivo de reconhecimento e celebração para a equipe do Observatório.

     “Estar entre os finalistas da Brazil Conference 2026, considerando o número expressivo de candidaturas e o fato do Observatório ter pouco mais de um ano de atuação, já é uma grande conquista. Esse reconhecimento reforça que o trabalho desenvolvido pelo Observatório da Cidadania está alinhado a iniciativas inovadoras do serviço público e que transformar dados em ferramentas concretas de cidadania faz diferença na vida das pessoas”, destaca o coordenador do Observatório da Cidadania.

     A Brazil Conference é um dos principais fóruns internacionais de debate sobre o futuro do Brasil, organizada por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O evento reúne lideranças, pesquisadores e profissionais comprometidos com a construção de um país mais justo, inovador e inclusivo.

     A edição de 2026 será realizada nos dias 12 e 13 de abril, em Cambridge (Estados Unidos), com o tema “O Futuro do Brasil: Transformando Desafios em Progresso”. Embora o Observatório não tenha sido selecionado para a etapa final, sua presença entre os finalistas reforça a relevância pública da iniciativa e amplia sua visibilidade nacional.

     O reconhecimento é resultado do trabalho coletivo da equipe do Observatório da Cidadania e do apoio institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania, e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), parcerias fundamentais para a consolidação e o avanço do programa