Levantamento de dados de dissertações e teses busca conhecimento científico na área de papel e celulose em Mato Grosso do Sul

Postado por: Claiane Lamperth

     O Observatório da Cidadania de Mato do Sul começou um levantamento de estudos sobre a indústria de papel e celulose e a sua interação com os municípios. Essas pesquisas estão documentadas em dissertações e teses produzidas por pesquisadores de universidades públicas e privadas do estado. A produção de pesquisas acadêmicas realizadas utilizando-se de métodos e técnicas científicas são importantes fontes de informação para orientar tomadas de decisão dos gestores das esferas pública e privada.

     A Gerente de Políticas e Estudos em Cidadania do Observatório, Rosamaria Cox Moura Leite Padgett explica que essa coleta de dados é importante para “sistematizar, identificar e estruturar a informação já disponível e compreender qual a melhor forma do governo agir para maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos”.

     A expectativa do Observatório é identificar pesquisas que apresentem os impactos socioeconômicos e ambientais da indústria de papel e celulose no estado e em outras regiões. Isso permitirá análises comparativas de dados relevantes com o intuito de apoiar tanto o setor público quanto o setor de papel-celulose em Mato Grosso do Sul e contribuir para a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.

     O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com apoio da Secretaria de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT.
 
Equipe OCMS