Juventudes do Pantanal e equipe do OCMS participam da atividade preparatória para COP30

Postado por: Claiane Lamperth

Cerca de 200 jovens participaram do evento, dois foram escolhidos como delegados para representar o bioma do pantanal em Belém- PA

     Nos dias 7 e 8 de agosto, Campo Grande recebeu a Plenária das Juventudes no Bioma Pantanal, evento que reuniu aproximadamente 200 jovens de 21 municípios de Mato Grosso do Sul, além de representantes do estado vizinho, Mato Grosso. A iniciativa teve como objetivo principal fomentar o protagonismo juvenil nas discussões sobre a crise climática e selecionar dois representantes do bioma Pantanal para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá no dia 10 de novembro, em Belém, no Pará.

Jovens selecionadas como delegadas do bioma Pantanal

     Uma das jovens selecionadas para representar o bioma na conferência internacional é Eloize Duarte, estudante do curso de Ciências Biológicas do Câmpus do Pantanal (CPan) da UFMS. Ela participou ativamente das atividades ao longo dos dois dias de evento, que foram marcados por intensos debates, construção coletiva de propostas e atividades práticas.

     O primeiro dia foi sediado na Cidade Universitária da UFMS, onde os jovens participaram de painéis temáticos sobre os desafios climáticos enfrentados no bioma Pantanal, além de dinâmicas de grupo em formato de plenária. Já no segundo dia, as atividades aconteceram no Bioparque Pantanal, símbolo da biodiversidade e da riqueza ambiental da região, onde os participantes puderam vivenciar uma imersão prática dos conhecimentos debatidos.

     A organização do evento contou com a colaboração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por meio do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS), que destacou a importância da escuta ativa dos jovens nesse processo. “É com muita alegria que participamos desse evento que possibilita diálogos fundamentais para a nossa população, considerando todos os desafios que existem no que tange ao meio ambiente e à sustentabilidade. Esperamos que os reflexos dessa iniciativa possam ecoar e ser trabalhados pelos gestores públicos do nosso estado e do nosso país, para assegurar um futuro seguro e sustentável para toda a população”, afirmou o coordenador do OCMS, professor Samuel Oliveira.

     Durante a plenária, a reitora da UFMS, Camila Itavo, também enfatizou o papel essencial das juventudes na construção de soluções sustentáveis. “Quero destacar a força da juventude e, principalmente, o lugar de fala das pessoas que vivem o território pantaneiro, para que a gente possa contribuir para grandes acordos, para grandes avanços, que se traduzirão em avanços científicos. Para que a gente possa, com muita ciência, avançar na redução das desigualdades sociais e ambientais, sempre em busca de uma cidadania, de um mundo melhor para todas as pessoas”, afirmou.

     A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade da UFMS (Procidis), Vivina Sol, reforçou o entrelaçamento entre cidadania e sustentabilidade. “Cidadania e sustentabilidade são temas fundamentais para a gente pensar no futuro e no presente deste planeta. Sem cidadania não há sustentabilidade e sem sustentabilidade não há cidadania. Então, nós precisamos sim promover a formação dos nossos jovens para que eles possam ter essa sensibilidade. Esse evento está preparando lideranças para nos representar, então a nossa participação é fundamental”, destacou.

     Para Vivina, a parceria com o Observatório da Cidadania é estratégica. “O Observatório é nosso parceiro pelas ações e dados que produzem e alimentam na formação dessa juventude, para formar pessoas mais comprometidas com um planeta mais sustentável.”

     O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.

     Equipe OCMS