Juventude da região Sul Fronteira dialogam com o Observatório da Cidadania durante o Circuito Avança Juventude
Lideranças, secretários e gestores conheceram o trabalho do OCMS
No dia 3 de outubro, sexta-feira, a equipe do Observatório da Cidadania participou de mais uma etapa do Circuito Avança Juventude. Nesta edição, o foco do evento foi a juventude da região Sul-Fronteira do estado. O encontro realizado no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, em Ponta Porã, reuniu jovens, lideranças, secretários e gestores dos municípios da região Sul Fronteira do estado.
Durante a atividade, o trabalho do Observatório da Cidadania foi apresentado pelo coordenador, professor Samuel Oliveira, com a exposição dos dados específicos sobre a juventude dos municípios e o funcionamento dos painéis.
“O Circuito é uma ação relevante e vai ao encontro da proposta do Observatório da Cidadania: dialogar. O evento reúne jovens, lideranças do movimento estudantil, representantes de conselhos e gestores públicos dispostos ao diálogo, e isso fortalece a cidadania. Mostramos à população como os dados podem revelar necessidades e apontar oportunidades que existem em cada município, comentou o coordenador, professor Samuel Oliveira.
Ao longo do dia, os participantes também tiveram acesso a palestras, oficinas, capacitações, apresentações culturais e diversos serviços gratuitos.
O Circuito Avança Juventude é promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC/MS), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude em conjunto com as prefeituras e prevê um encontro para cada uma das regiões do estado. Até o momento, o Avança Juventude passou pelas regiões do Vale do Ivinhema, Pantanal, Três Lagoas e Sul-Fronteira.
“O Circuito Avança Juventude é de suma importância para o Estado de Mato Grosso do Sul e para as suas juventudes. Além de percorrer todas as nove regiões e abranger os 79 municípios, a ação celebra e fortalece o compromisso com as políticas públicas de juventude. É uma iniciativa voltada tanto para os municípios que já têm dispositivos como conselhos, coordenadorias e gerências, quanto para sensibilizar aqueles que ainda não possuem, incentivando a criação e ativação desses espaços”, destaca o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz.
Equipe OCMS