Jovens discutem na oficina “Seu futuro, sua voz” políticas públicas para a juventude
A Oficina “Seu futuro, sua voz” realizada hoje pela manhã, durante o Festival da Juventude, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ofereceu aos jovens momentos de reflexão e debates. Os participantes tiveram que pensar sobre iniciativas existentes para a juventude e quais propostas de ações o governo deveria desenvolver para atender as necessidades desses jovens.
Segundo Jessé Cruz, Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul “é importante o jovem exercer a cidadania e essa oficina é um marco porque ela possibilita ao jovem participar e produzir política pública a partir do seu eu e que isso dialogue com o nós”. Para o subsecretário é importante que o jovem seja incluído no debate púbico, para que ele perceba que a fala, a ideia e a proposta dele irá impactar em ações coletivas.
O estudante Davi dos Santos de 17 anos aprovou a iniciativa da oficina e ressaltou que temas de cidadania não são discutidos no dia a dia. “A oficina é um bom lugar pra gente por em pauta questões do cotidiano que nos aflige. No meu grupo discutimos a questão da segurança nas escolas e da educação”.
Luís Gustavo de 17 anos participou da oficina e ressaltou a importância da inserção dos jovens na discussão de temas como educação, segurança pública e geração de emprego. “Poderiam haver programas para estagiários, porque o mais importante é a educação. Eu quero fazer uma faculdade de Direito, hoje em dia a educação é tudo”.
O Coordenador do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Samuel Oliveira explica que a ideia da oficina surgiu com o objetivo de integrar os jovens com gestores na área da juventude do estado para troca de experiências e ideias. “A parceria entre Secretaria de Cidadania do Estado com o Observatório aqui na oficina é de fundamental importância para garantir que haja avanços e impactos positivos nas políticas públicas voltadas à juventude”.
O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com apoio da Secretaria de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT.
Equipe OCMS