Com equipe de pesquisadores da UFMS, Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul é lançado no estado
Na manhã de hoje foi realizada a cerimônia de lançamento do Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A proposta do Observatório é coletar, analisar, apresentar e discutir informações e dados relacionados ao exercício da cidadania no estado, oferecendo subsídios técnicos que fundamentem diagnósticos e políticas públicas eficazes, explica Samuel Leite de Oliveira, Coordenador do Observatório.
Participaram do evento, o reitor da UFMS Marcelo Turine, o governador do estado Eduardo Riedel, a secretária de estado de cidadania, Viviane Luiza, o secretário de estado de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira, o diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, e o Coordenador do OCMS, Samuel Leite de Oliveira.
Foram assinados os acordos de cooperação técnica entre o Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Cidadania (SEC), a Fundect e a UFMS com o objetivo de desenvolver pesquisas e ações visando a identificação, planejamento, e acompanhamento de programas e políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento humano, social e econômico da população sul-mato-grossense por meio do estímulo e fortalecimento da cidadania em Mato Grosso do Sul.
A secretária da SEC Viviane Luiza destacou que o “Observatório da Cidadania, com sua equipe vem para nortear com dados, indicadores, essa cidadania em evidência, para que essas políticas públicas sejam voltadas e direcionadas para cada recorte identitário, para que a gente trabalhe em cada município a sua especificidade e é assim que nós olharemos os dados. A universidade para dentro do estado e do governo e vice-versa”.
O governador Eduardo Riedel apontou a importância dessa união de esforços em torno do mesmo objetivo de quem está formulando política pública para o fortalecimento da cidadania. “Ter a Universidade Federal presente junto da secretaria de cidadania trazendo conhecimento, informação, bons critérios para se avaliar, resultado da própria política pública e direcionamento já está fazendo uma diferença muito grande. O Observatório reúne 19 pesquisadores da UFMS presentes nessa discussão, então ganha muito em termos de qualidade, política pública, a secretaria e o Mato Grosso do Sul”.
Junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública foi celebrado um acordo de cooperação técnica para conceder acesso aos dados para análise e construção de painéis, e a UFMS participa por meio do Observatório esse acordo. “A parceria é importante para compartilhar conhecimentos, dados em tempo real, para que nós possamos desenvolver pesquisa, um trabalho voltado ao nosso público-alvo. E quando você tem parceiros como a UFMS, a SEC e esse corpo acadêmico nos instruindo, nós conseguimos produzir melhor, de forma mais rápida, célere e econômica” afirma o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira.
O reitor da UFMS Marcelo Turine explica que a parceria com o governo do estado é um orgulho para a UFMS, “a gente quer sempre colocar ciência nas políticas públicas, só que cada vez mais as políticas públicas andam sem o apoio dos dados e da ciência, sem o apoio dos pesquisadores. A nossa proposta é colocar não só 19 pesquisadores, mas cada vez mais pesquisadores para podermos fazer mais materiais para a tomada de decisão. Esse é o nosso instituto de pesquisa da cidadania, do social, econômico e daqui a pouco serão muitos dados e relatórios técnicos disponíveis para os gestores”.
No site do Observatório (observatoriodacidadania.ufms.br) já é possível acessar na aba “repositórios” dados sobre políticas públicas estaduais relacionadas as pautas abordadas pela Secretaria de estado da Cidadania desde 1979, além de um painel com dados sobre feminicídio no estado com gráficos e mapas que contemplam informações dos 79 municípios.
Equipe OCMS