Acadêmicos recebem informações sobre Cidadania durante a Recepção de Calouros 2025 na UFMS

Postado por: UFMS

O corredor central da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul transformou-se em um espaço de informação, acolhimento e divulgação científica na primeira semana de aulas, em 11 de março. A recepção, direcionada aos novos alunos de graduação e pós-graduação, guiou os participantes por uma trilha na qual pesquisadores, professores, técnicos e estudantes apresentaram as diversas atividades oferecidas na Cidade Universitária. Este ano, a comunidade acadêmica pôde conhecer o Programa Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) e compreender a importância de dados e indicadores variados, tais como indicadores sociais, econômicos, ambientais e de saúde pública, para o fortalecimento da cidadania.

O coordenador do OCMS, Samuel Oliveira, destacou que participar do evento foi uma oportunidade de incentivar a comunidade acadêmica a conhecer melhor seus direitos e deveres, promovendo a cidadania ativa. “Estamos muito felizes em integrar a recepção. É uma oportunidade de acolher os novos estudantes, falar de cidadania e de como melhor exercê-la no dia a dia, dentro e fora da Cidade Universitária”, explicou.

No estande, os pesquisadores do Observatório apresentaram alguns métodos utilizados na coleta de dados e indicadores, bem como na sistematização de informações para a construção dos painéis disponibilizados gratuitamente no site. Jean Paulo de Sá Ajala, técnico administrativo da UFMS e analista do Observatório, também ressaltou a importância de conhecer os normativos relacionados a Cidadania para o desenvolvimento pessoal e social: “Compreender as normas que nos regem é essencial para exercer a cidadania. Primeiro, esse conhecimento nos dá consciência de nossos direitos e deveres, permitindo uma participação ativa e consciente na sociedade. Segundo, ao dominar essas regras, podemos contribuir para o bem-estar coletivo, respeitando as leis e colaborando para uma sociedade mais desenvolvida”, afirmou. Estes normativos estão podem ser encontrados e consultados no site do OCMS (www.observatoriodacidadania.ufms.br)

Sanmyr Bezerra de Moura Albuquerque, estudante de Engenharia Química e bolsista do Observatório, atua diretamente na construção de painéis com dados e indicadores que estão sendo disponibilizados pelo OCMS. Para ele, o aprendizado vai além do manuseio de ferramentas e metodologias de análise de dados. “Entrei no projeto com pouco conhecimento sobre cidadania, esperando apenas elaborar painéis, mas acabei entendendo a relevância das políticas públicas para uma sociedade mais justa. O que era apenas uma demanda tornou-se algo pelo qual me apaixonei”, compartilhou.

Além de conhecerem o trabalho do Observatório, os estudantes responderam perguntas sobre situações cotidianas relacionadas aos direitos e deveres. Também participaram de um sorteio para concorrer a um brinde. Larissa de Almeida Lima, caloura de Medicina Veterinária, venceu o sorteio e saiu com novas perspectivas para a sua trajetória acadêmica. “Foi uma experiência divertida e enriquecedora, que me mostrou outras áreas, cursos e projetos que eu não conhecia. Percebi que a universidade não se limita à formação profissional – ela também fortalece a cidadania. Infelizmente, essas informações não são facilmente acessíveis; geralmente, precisamos ‘pescar’ dados em vários lugares. Eu adoraria ter conhecido os painéis antes de fazer o Enem!”, relatou.

Segundo a organização, aproximadamente mil alunos visitaram o estande do Observatório da Cidadania. Além do programa, os calouros puderam conhecer outros projetos de extensão e pesquisa, grupos universitários, laboratórios, serviços e auxílios oferecidos pela instituição.

 

Equipe OCMS