Observatório da Cidadania discute ações para 2025 com secretário adjunto e lideranças da Secretaria de Estado de Cidadania

Postado por: Claiane Lamperth

     Visando promover a cidadania e igualdade para grupos diversos, como povos originários, mulheres, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+, a equipe do Observatório de Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) encontrou-se com o secretário adjunto e os líderes das oito subsecretarias da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC). As reuniões, iniciadas em dezembro de 2024 e finalizadas em janeiro, focaram no desenvolvimento de ações conjuntas, alinhamento de pautas e no desenvolvimento de políticas públicas guiadas por dados.

     A primeira reunião, realizada com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários da SEC, atendeu aos assuntos que permeiam a integração das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento do vínculo entre população e o governo. Estiveram presentes o coordenador geral do OCMS, Samuel Leite de Oliveira; o subsecretário, Jairo Luiz da Silva; a servidora Tânia Regina dos Santos; e os pesquisadores Gislaine Aparecida e Rafael Nadai.

     Em diálogo com o subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza, e os servidores Benilda Vergílio e Rosaldo Souza, o coordenador Samuel Oliveira e a pesquisadora Denise Silva aprofundaram o diálogo sobre os desafios das comunidades originárias do estado.

     Durante seu primeiro ano de atuação, o Observatório da Cidadania buscou contribuir no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, lançando o painel “Enfrentamento da Violência Contra a Mulher“. Por meio dos dados, foi possível reconhecer a urgência em fortalecer iniciativas que transformem a realidade feminina no estado. Para expandir essas discussões e explorar novas estratégias, a equipe reuniu-se com a subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Bailosa.

     Os temas abordados a seguir foram os desafios enfrentados pela juventude e o interesse comum em promover a qualidade de vida e ampliar as oportunidades para os jovens sul-mato-grossenses. Durante a reunião entre a equipe do Observatório da Cidadania, o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, e as integrantes da subsecretaria Atalita Marques, Fernanda Rocha e Fabiani de Moraes, ficou evidente que, por meio da colaboração, é possível criar estratégias que atendam às demandas atuais e antecipem as necessidades futuras, garantindo um ambiente propício ao crescimento e à realização do potencial dos jovens.

     O Censo Demográfico 2022 do IBGE apontou que, nos últimos 12 anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais cresceu significativamente em relação a 2010, ressaltando a urgência na atenção às pessoas idosas. Para entender e acolher melhor as preocupações e necessidades das pessoas idosas, a equipe do OCMS reuniu-se com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, representada pela subsecretária Zirleide Barbosa e os servidores Larissa Paraguassú e Paulo Ângelo de Souza.

     Ainda em concordância com o último censo, cerca de 22% da população do estado possuem alguma deficiência e enfrentam diversos desafios. Visando identificar os indicadores que podem impactar a criação e manutenção das políticas públicas de inclusão e acessibilidade, o OCMS dialogou com a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, e com os integrantes da subsecretaria Cristina Freitas, Ivone dos Santos, Lais Borges e Solange Faustino.

     Com o intuito de identificar quais dados são necessários para trabalhar o acesso à cidadania e garantir maior inclusão e visibilidade das pessoas LGBTQIA+ no estado, o OCMS dialogou com o subsecretário de Políticas Públicas LGBT+, Vagner Silva; a coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, Gabrielly Silva; Tetê Costa; Priscilla Teruya; Orion Filho; Sônica Vitório; e Valdereis Souza. O encontro evidenciou a relevância que a coleta e a disponibilização de dados têm para a manutenção e criação de políticas públicas assertivas.

     Conforme o IBGE, cerca de 54% da população sul-mato-grossense se autodeclara preta ou parda. Para conhecer melhor as pautas e identificar pontos de ação e indicadores de relevância, a equipe do OCMS reuniu-se com a subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Duarte, e com as servidoras Márcia Andrade, Irinéia Cesário, Maria de Andrade e Roberto. A troca de ideias reforçou que a igualdade racial é um dos pilares fundamentais da cidadania e deve ser exercida sem discriminação ou acepção, visando o respeito a todos e todas.

     Concluindo o ciclo de diálogos, a equipe encontrou-se com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania, José Francisco Sarmento Nogueira, para alinhar as expectativas para 2025, reforçando o papel fundamental de cada subsecretaria, do Observatório da Cidadania e da população para o fortalecimento da cidadania com base em ações e políticas públicas baseadas em evidências.

     Equipe OCMS