O Observatório da Cidadania é semifinalista no Prêmio Espírito Público, na categoria Gestão e Transformação Digital

Postado por: Claiane Lamperth

     O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (OCMS) está entre os quatro semifinalistas da categoria Gestão e Transformação Digital, da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, organizado pelo Instituto República.org com o objetivo de reconhecer e valorizar quem faz a diferença no serviço público brasileiro.

     A categoria Gestão e Transformação Digital apresenta projetos que se destacam pela inovação e impacto na administração pública com a promoção de melhorias, sejam por meio da tecnologia ou por outras abordagens inovadoras que impactam diretamente a gestão e a prestação de serviços à sociedade.

     Rafael de Nadai, gerente do Observatório da Cidadania, destaca a dimensão social desta indicação ao Prêmio Espírito Público. “A presença do Observatório entre os semifinalistas reforça que a gestão pública orientada por dados e diálogo produz benefícios concretos para a população. Por meio de nossa plataforma digital aberta, da combinação de dados oficiais e escutas sociais e da atuação intersetorial — em áreas como educação, saúde, trabalho e direitos humanos — estamos ajudando gestores a tomar decisões mais justas e transparentes, fortalecendo o controle social e a redução das desigualdades nos municípios sul-mato-grossenses. O projeto seguirá aprimorando metodologias e sensibilizando a sociedade para que o modelo seja sustentável e replicável, ampliando o impacto para além de Mato Grosso do Sul.”

     Para a seleção dos semifinalistas, os organizadores do prêmio levaram em consideração projetos que impulsionam a modernização da gestão pública, aumentam a eficiência operacional, fortalecem a transparência e aproximam governo e cidadão. Também valorizam iniciativas que envolvem planejamento estratégico, digitalização de processos, uso de dados para tomada de decisões, acessibilidade digital e segurança da informação, assim como aquelas que promovem melhorias estruturais em áreas como administrativo, finanças, suprimentos, logística, mobilidade urbana, arquivo público, obras, accountability e gestão de patrimônio.
Na mesma categoria que o OCMS concorrem outras três iniciativas: Programa de Conectividade Rural do Paraná, App Servidor RS e o Programa de Governança em Privacidade do MGI.

     O coordenador do OCMS, professor Samuel Oliveira, relata que “estar entre os semifinalistas já é um reconhecimento enorme, ainda mais diante da qualidade das propostas e instituições envolvidas. Nossa alegria é ainda maior por representarmos uma iniciativa construída entre a UFMS e o Governo do Estado, unindo ciência, gestão pública e cidadania. Em pouco mais de um ano, o trabalho já reúne muitos apoios e mostra como os dados e diálogos podem fazer a diferença. Seguimos animados, independente do resultado final.”

     Os projetos premiados serão selecionados por uma governança estruturada em três instâncias: avaliadores, consultoria externa e júri. Também haverá uma premiação para o projeto mais votado pelo público, o Prêmio Especial do Público, um reconhecimento adicional concedido à iniciativa que obter maior engajamento popular. O anúncio dos vencedores será em novembro em uma cerimônia de premiação. A votação popular deve ser entre os meses de outubro e novembro em uma plataforma digital.

     Em sete anos, o Prêmio Espírito Público já conectou mais de nove mil servidores às plataformas, recebeu mais de 3.200 inscrições e premiou mais de 180 iniciativas transformadoras.

     Mais informações sobre o prêmio, acesse: https://premioespiritopublico.org.br/

     Equipe OCMS